top of page
  • Jornal Bahia Notícias

A peça 'O Último Capítulo' volta a cartaz com o projeto Tem Psicoterapeuta na Plateia


A Sala do Coro do Teatro Castro Alves será palco da montagem "O Último Capítulo" - solo com o ator baiano Danilo Cairo. A peça é inspirada no conto escrito em 1883 por Machado de Assis, e estará em cartaz nos dias 4, 11 e 18 de setembro, às 20h.

O espetáculo, que integra a campanha nacional Setembro Amarelo, realizará diariamente o bate-papo "Tem psicoterapeuta na plateia" com dois profissionais da área de psicologia sobre o tema abordado na obra: suicídio. A ação conta com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Núcleo de Estudo e Prevenção ao Suicídio (NEPS) e da Associação Brasileira de Estudo e Prevenção ao Suicídio (ABEPS).

"O Último Capítulo" incorpora à atmosfera tragicômica do texto um tom intimista, interativo e contemporâneo, que caminha sobre o terreno misterioso da representação do narrador-suicida Matias Deodato – um bacharel em Direito que se afirma como “um grande caipora, o mais caipora de todos os homens”, um azarado que acredita acumular na vida uma sequência de infortúnios que justificam a sua decisão.

Na história, Matias decide montar um espetáculo com o objetivo de encenar o seu último dia, compartilhando com o público as histórias da sua vida e pensamentos sobre o sentido da existência, a metáfora da morte, as contradições do amor, as heranças da família e questionando o que vem a ser a felicidade e quais são os motivos que nós temos pra se manter vivos nos dias de hoje.

Os especialistas mediarão uma conversa com o público sobre o tema abordado na obra, ampliando as possibilidades de diálogos e aprofundamentos sobre o assunto apresentado. No dia 04 de setembro, o tema é Suicídio e as Relações Pessoais, com os psicólogos Avimar Júnior e Luca Tateo. Já no dia 11 de setembro, as convidadas Ludimila Nunes, Soraya Carvalho e Maria José Carvalho falarão sobre Suicídio na Adolescência.

Por fim, no dia 18 de setembro, o tema do bate-papo é Suicídio e a Espetacularização na Era Digital, com os especialistas Maria Virgínia Dazzani e Marcelo Veras.

SERVIÇO O QUÊ: O Último Capítulo - solo com Danilo Cairo QUANDO: 4, 11 e 18 de setembro, às 20h ONDE: Sala do Coro do Teatro Castro Alves, Campo Grande VALOR: R$ 30 inteira e R$ 15 meia (Ingresso rápido)

Link da matéria:

0 comentário
bottom of page