top of page
  • Daniel Arcades

SescTV estreia no canal, dia 23 de julho,a série de documentários Cena Inquieta

NATA - Núcleo Afro brasileiro de Teatro de Alagoinhas e Teatro da Queda estão entre os grupos que compõem a série documental.


O SescTV lança dia 23 de julho, às 23h, a série de documentários Cena Inquieta, com curadoria da pesquisadora Silvana Garcia e direção do cineasta Toni Venturi. Uma produção da Olhar imaginário e realização do SescTV.

Cena Inquieta é uma cartografia sobre a produção contemporânea do teatro de grupo produzido no Brasil. A série, que mapeou importantes coletivos teatrais de São Paulo, Rio

de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife, é composta por 26 documentários de 55’. São 48 grupos de teatro e 10 artistas que vem desenvolvendo trabalhos de experimentação de linguagem nos eixos do teatro negro, de comunidade e de gênero. Cada episódio apresenta dois grupos teatrais, além de espetáculos independentes que marcaram a cena na última década, e um especialista (pesquisador, crítico ou jornalista) que contextualiza a proposta exibida.

A produção traz depoimentos dos criadores, diretores e artistas ilustrados por cenas dos

bastidores e um vasto material de arquivo de trechos das peças que revelam os conceitos e as pesquisas dos grupos e artistas teatrais.

Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “promover a difusão da

linguagem teatral, por meio de uma série audiovisual que discute a cena dramatúrgica

contemporânea brasileira, é expandir para um público cada vez maior a reflexão acerca do fazer artístico. Democratizar os bens culturais é uma das principais missões da instituição, sempre atuante com a Educação e a Cultura como valores humanos indissociáveis.”


CENA INQUIETA – Sinopse: Série de documentários sobre o teatro de grupo produzido hoje no Brasil, através de 26 documentários de 55’, tendo como eixos o teatro negro, da

comunidade e de gênero, representado por 48 companhias e 10 espetáculos independentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

CENA INQUIETA - Episódios: Grupo Clariô de Teatro (SP) e Capulanas Cia de Arte Negra

(SP); Teatro Kunyn (SP) e Rainha Kong (SP); Os Satyros (SP) e espetáculo O Meu Lado Homem, um Cabaré d‘Escárnio; Cia do Tijolo (SP), Teatro do Osso (SP) e espetáculo Inútil

Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos; Cia Os Crespos (SP) e Coletivo Negro (SP); Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (SP) e espetáculo Eu Organizo o Movimento; espetáculo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu e Cia Pessoal do Faroeste (SP); Companhia do Miolo (SP) e Cia. Paulicéia de Teatro (SP); Companhia de Teatro Heliópolis (SP) e Núcleo Teatral Filhas da Dita (SP); Coletivo Estopô Balaio (SP) e Trupe Sinhá Zózima (SP); AntiKatártiKa Teatral (SP), espetáculo Luis Antonio-Gabriela e Velha Companhia (SP);

Tablado de Arruar (SP) e Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes (SP); Cia. Les Commediens Tropicales (SP) e OPOVOEMPÉ (SP); Grupo Redimunho de Investigação Teatral (SP) e Núcleo Macabéa (SP); Bando de Teatro Olodum (BA) e N.A.T.A. (BA); Teatro da Queda (BA), Território Sirius Teatro (BA) e espetáculo Diário Rosa; Grupo Totem (PE) e Grupo Magiluth (PE); Coletivo Angu de Teatro (PE) e Teatro de Fronteira (PE); Cia Marginal (RJ) e Coletivo Bonobando (RJ); Cia Emú de Teatro Negro (RJ) e Coletivo Preto (RJ); As Bacurinhas (MG), Coletiva As Minas (MG), e Mulheres de Buço (MG); Danielle Anatólio, Michelle Sá, Adyr Assumpção e Preto Amparo (MG); Cia dos Comuns (RJ) e Companhia Negra de Teatro (RJ); O Poste Soluções Luminosas (PE) e Teatro Negro e Atitude (MG); Grupo dos Dez (MG) e Teatro de Extremos (RJ); Cia. Estável de Teatro (SP) e Trupe Olho da Rua (SP).

0 comentário
bottom of page