top of page
  • Site Uran Rodrigues

OLHO NO OLHO, brasileiro e nazista vivem o drama da SEGUNDA GUERRA em CINCO SEGUNDOS


Inspirado em um relato real, o espetáculo “CINCO SEGUNDOS” reacende o debate sobre os valores humanos ao retratar o sentimento, as verdades e mentiras da guerra na última batalha entre um soldado alemão e um pracinha da Força Expedicionária Brasileira.

A verdadeira face da guerra, aquela que não tem vencedores, é retratada na peça teatral “CINCO SEGUNDOS” que tem estreia nacional no dia 29 de agosto, no Teatro Jorge Amado, em Salvador, às 20h.

Anos finais da Segunda Guerra Mundial, em território italiano, Rui, praça da FEB (Força Expedicionária Brasileira), se depara com um soldado alemão em pleno “teatro da guerra”. Esgotados, nem ele, nem mesmo o nazista dispõem de armas de fogo ou munição, mas carregam consigo o compromisso com ideais que, aos poucos, foram derramados com o sangue inimigo.

Era o fim para um dos dois, ou para os dois, mas aqueles CINCO SEGUNDOS, entre o olhar de fúria e o corpo tombado sob o golpe inimigo, se transformariam em uma retomada de uma vida inteira que aproxima os personagens e coloca em xeque os valores humanos, as expectativas sobre a vida, a morte, os amores, a política, as verdades e mentiras sobre a guerra.

A trama discute o choque de princípios frente os desafios da vida e do viver ou morrer; do cumprimento de uma ordem à necessidade de sobrevivência; do real sentido de se utilizar da força física para fazer valer o argumento; do infindável debate sobre a dignidade da vida humana!

São apenas CINCO SEGUNDOS e uma sentença de morte! Quem sucumbe? Rui, Albert ou ambos? Vale a pena conhecer essa história cheia de surpresas, reflexões e uma sensível atuação de Felipe Mago (novela “Sol Nascente”, Rede Globo, 2017), Felipe Velozo (filme “Marighella”, 2019; série “Os Irmãos Freitas”, 2019; e “Barrela”, 2017) e Marília Carvalho (“Ativistas da Paz”, 2015), que também assina a produção do espetáculo. O texto é do Professor, Historiador e Dramaturgo Ricardo Carvalho.

O desafio de dilatar o tempo, transformar uma cena de CINCO SEGUNDOS em um espetáculo de 50 minutos, que possa ir além da representação de quase seis anos de batalhas e mais de 70 milhões de mortos na Segunda Guerra, reuniu, mais uma vez, os diretores Ricardo Carvalho e Alan Miranda (SMS – Saga da Memória Soteropolitana, 2012). Daniel Arcades (Prêmio Braskem 2016 com o texto de “Rebola”) também assina a direção do espetáculo. Daniel e Alan reeditam a parceria de sucesso no texto de “De um tudo”, 2017. Imperdível, a primeira temporada do espetáculo “CINCO SEGUNDOS” marca os 80 anos do início da Segunda Guerra Mundial, em 1° de setembro!

Garanta já o seu ingresso no site sympla.com.br

SERVIÇO: O QUÊ: Espetáculo Teatral “5 Segundos” QUANDO: De 29 de agosto à 1o de setembro de 2019, sempre às 20h. ONDE: Teatro Jorge Amado, Praça Nossa Senhora da Luz, Pituba – Salvador. QUANTO: R$ 60 (inteira); R$ 30 (meia) – sympla.com.br Preços especiais para professores e estudantes – (71) 98159-5403 TEXTO: Ricardo Carvalho. DIREÇÂO: Alan Miranda, Daniel Arcades e Ricardo Carvalho. ELENCO: Felipe Mago, Felipe Velozo e Marília Carvalho. PROMOÇÃO: Escritório do Pensamento, (71) 98159-5403 – epprojetosculturais@gmail.com


0 comentário
bottom of page