top of page
  • Daniel Arcades

“Um Carnaval em Cada Esquina”: Têm Dendê grava comédia romântica durante a festa em Salvador




Márcia Lima é Nana. Foto: @attosfilms

A história da Têm Dendê Produções com o Carnaval de Salvador atravessa os mais de 20 anos de fundação da empresa e chega em 2024 com um novo projeto que será rodado durante e depois dos dias da folia, na capital. “Um Carnaval em Cada Esquina” é uma comédia romântica com direção de Vânia Lima e roteiro de Daniel Arcades, e conta os desdobramentos da história de uma família que mora em um apartamento em um dos circuitos da festa — onde a equipe segue gravando, além de filmar em locais como o Curuzu, onde fica a sede do Ilê Aiyê, e no Centro Histórico de Salvador, ponto forte do carnaval na cidade.

O filme apresenta a história de Nana, que conheceu Tito — seu grande amor — em 1992, em uma noite de carnaval. Em 2005, também durante a festa, o casal se separa e, aos 50 anos, vive encontros e desencontros quando a filha resolve alugar o “Apê”, apartamento da família, que não reage bem a essa ideia e faz de tudo para mantê-los unidos e com a alegria presente.

O elenco é formado apenas por atores baianos. Nana é interpretada, nas três fases da vida dela, apresentadas no filme, por Diana Pérola, Karol Senna, e Márcia Limma. Tito é vivido por Antônio Marcelo, na fase atual, e por Cícero Lopes, na juventude. Naira da Hora interpreta Tina adulta, e Elis Laranjeira a fase infantil da personagem. O elenco conta ainda com Alexandro Beltrão, Lucas Vianna, Ruan Passos, Beatriz Pinho, Mariana Evangelista, Bruno Guimarães, e Marilda Santana.

“É muito prazeroso estar em uma produção em que nós negros somos protagonistas e contamos uma história leve e divertida sobre nós mesmos. Estou muito orgulhoso de fazer parte dessa produção e muito feliz com o caminho que nosso trabalho tem tomado. Temos uma linda e pertinente história nas mãos”, celebra Antônio Marcelo. Para Márcia Limma, Nana serve de inspiração para outras mulheres: “Emocionada por embarcar na jornada de Nana, personagem complexa e inspiradora para muitas mulheres que desejam ser vistas por amar sua ancestralidade, seu corpo e seus desejos sempre em primeiro lugar. Mal posso esperar para compartilhar essa história de amor, representatividade e alegria. A equipe é maravilhosa e o mais importante do dia a dia das gravações é que estou ao lado de muitos talentos e amigos queridos”, conta.

Antonio Marcelo é Tito. Foto: @attosfilms

Roteirista do projeto e voz que dubla o “Apê” no filme, Daniel Arcades fala que escrever o roteiro o conectou com a ideia de amor de carnaval e com o lugar da família baiana dentro dessa festa. “Estamos falando de como o momento e o pensamento de uma época mexe com as relações pessoais. O carnaval é um lugar onde o amor, a excitação, a euforia ficam num estado extremo. Eu acredito que todo mundo vai se identificar porque a festa é o lugar onde a gente vive as emoções que desejamos para toda vida”, prevê.


“Um Carnaval em Cada Esquina” terá 52 minutos de duração e se passa em três períodos distintos do maior carnaval do Brasil, em 1992, 2005 e 2024. A previsão de estreia no Carnaval de 2025.



0 comentário

Comments


bottom of page